quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

GTR - Equipamentos de laboratório

Foi construída uma montagem laboratorial de tracção, para o Grupo de Tensões Residuais da U.C., podem ser feitas medidas por difracção de raios-X, em simultâneo com a solicitação mecânica do provete em tracção.

O sistema de Fixação dos provetes, foi projectado e construído para uma máquina de tracção de pequenas dimensões, existente no laboratório (GTR). O sistema desenvolvido é de fácil adaptação aos apoios e modos de fixação da máquina de tracção. Esta nova montagem permite ainda a utilização simultânea do método do furo incremental, estando o provete a ser solicitado mecanicamente em tracção, além das medições de difracção de raios-X. No desenvolvimento deste equipamento foi dada principal atenção ao facto de se tentar diminuir ao máximo o efeito de momentos parasitas durante o carregamento.



A geometria desenvolvida para o sistema de fixação do provete de ensaio, é a mais compacta possível, para poder permitir a sua utilização no difractómetro de raios-X. O material utilizado para a construção destas amarras foi o aço com a designação comercial PM 300 do fabricante de aços F. Ramada.

Foi também desenvolvida e construída uma nova montagem laboratorial para ensaios de flexão 4-pontos. A necessidade deste novo equipamento laboratorial prende-se com a obtenção de maior deformação plástica nos ensaios de flexão 4-pontos assistidos por Difracção de raios-X.

O equipamento laboratorial foi construído baseado numa geometria que utiliza dois apoios centrais, entre os quais queremos que o provete se encontre em flexão pura, e dois apoios exteriores móveis, nos extremos do provete. A carga aplicada aos apoios móveis obriga o provete a deformar-se no centro, entre os apoios. Este tipo de montagem permite que o momento flector e consequentemente a deformação sejam constantes entre os apoios centrais.



Esta máquina de flexão 4-pontos têm como objectivo ser utilizada para a deformação de um provete de secção rectangular, que pode estar tratado superficialmente. Nestes casos, é possível utilizar o método de flexão 4-pontos assistido por difracção de raios-X para a caracterização mecânica destes materiais. Este método combina a técnica de determinação de tensões por difracção de raios-X com a extensometria eléctrica para determinar as deformações, estando o provete a ser solicitado mecanicamente em flexão. Pretende-se utilizar esta máquina em equipamentos portáteis tipo Set-X. Utiliza provetes com dimensões de 200x20x10 [mm] e permite medição do estado de tensão por DRX nas duas superfícies do provete.


Sem comentários:

Enviar um comentário